Olá, seja bem vindo ao site da Prefeitura Municipal de Lucélia, domingo 30 de abril de 2017

Conheça a Prefeitura de Lucélia

Saiba mais sobre o papel e desafios da Prefeitura de Lucélia e sua atuação junto ao cidadão

O papel da Prefeitura e os desafios da cidade

 

A Prefeitura Municipal de Lucélia é a sede do Poder Executivo Municipal, onde está centralizado o núcleo administrativo do Município. As atividades são dirigidas pelo Prefeito Municipal, eleito democraticamente dentro do processo eleitoral brasileiro, para mandatos de quatro anos.

As atividades do Prefeito são assessoradas pelo seu quadro de secretários e diretores, bem como por toda a equipe que atua nas diversas áreas da estrutura pública municipal.

Ao lado do Prefeito está o Vice-Prefeito, que também representa o Município. Outro papel é substituir o Prefeito em casos de licença, afastamento ou vacância do cargo.

 

Biografia do Prefeito 

Carlos Ananias Campos de Souza Junior nasceu em 12 de fevereiro de 1982, na cidade de Lucélia. Segundo filho do casal Carlos Ananias Campos de Souza (empresário, advogado e ex-prefeito de Lucélia) e dona Marisa Fátima Campos de Souza (professora).

Formou-se como fisioterapeuta na FAI, em Adamantina/SP e é pós-graduado em cardio–respiratória.

Como fisioterapeuta, trabalhou por seis anos sendo chefe da UTI do Hospital Mário Covas em São Paulo. No ano de 2015 criou o programa “Cozinhando com Histórias”, com objetivo de mostrar que é possível receber convidados em casa com algo simples e elegante.

Carlos Jr. viveu a infância e adolescência em meio aos desafios da vida pública, pois seu pai foi vereador e também prefeito do município de Lucélia por dois mandatos, no período de 1997 á 2000 e 2001 a 2004, despertando a vontade se seguir a carreira política.

No ano de 2016, pela primeira vez, concorreu às eleições municipais como prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), tendo como vice-prefeito, o servidor público estadual, Celso Antoniel, vencendo as eleições municipais e iniciando seu mandato à frente do executivo municipal de Lucélia em 01 de janeiro de 2017.

 

Saiba mais sobre o papel das Prefeituras Municipais

 

Ao lado da autonomia política, legislativa, e administrativa, o novo pacto federativo instituído pela Constituição de 1988 fez com que responsabilidades fossem partilhadas entre as três esferas político-administrativas, provocando um aumento no número de políticas públicas sob a responsabilidade do governo municipal.

Cada município possui uma lei orgânica, uma espécie de Constituição Municipal, elaborada pela Câmara Municipal, com total observância dos princípios indicados pela Constituição Federal. É a lei orgânica que determina as atribuições dos poderes legislativo e executivo do município, além de suas competências e procedimentos administrativos.

As competências da Prefeitura estão direcionadas ao interesse local, ou seja, a tudo que se refere à vida dentro do município, como, por exemplo, os serviços de pavimentação das ruas, limpeza, coleta de lixo, atenção à saúde e à educação, entre outras. Cabe também à Prefeitura Municipal legislar (com aprovação da Câmara Municipal) sobre assuntos de interesse local, instituir e arrecadar impostos (como o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, e Imposto sobre Serviços - ISS), entre outras competências.

Entretanto, há também atribuições que são comuns ou compartilhadas entre os municípios e as outras esferas político-administrativas (Governo Federal e Governo Estadual), demandando trabalho conjunto, o que não interfere na autonomia dos governos, como as ações realizadas em educação, saúde e assistência social.
Nesse caso, a Constituição determina a cooperação entre União, Estados e Municípios de forma a possibilitar o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para os serviços essenciais. Como instância de governo mais próxima aos cidadãos, a Prefeitura geralmente é a responsável pela execução direta de alguns desses serviços públicos, como o atendimento de saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento

Fone: (18) 3551-9200

Fax: (18) 3551-9200

Horário de expediente: Segunda a sexta-feira
08h ás 17h

Localização

Endereço:
Avenida Brasil, 1101 - Centro - CEP: 17780-000

CNPJ:
44.919.918/0001-04

 

Receba Novidades

2014 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Lucélia - São Paulo - CEP: 17780-000