Lucélia, segunda-feira, 06 de dezembro de 2021 Telefone (18) 3551-9200

Administração - Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

Reservistas devem procurar Junta Militar para atualizar cadastro

Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro

Reservistas devem procurar Junta Militar para atualizar cadastro

“Ao ser incluído na reserva, o Reservista permanecerá na disponibilidade por prazo fixado pelos Comandos Militares, de acordo com as necessidades de mobilização”, atualmente, o prazo é de 5 (cinco) anos. Durante o período passado na disponibilidade, deverá estar em condições de atender mais prontamente a uma convocação, pelo que ficará diretamente vinculado à organização militar onde prestou o Serviço Militar ou outra que lhe tiver sido indicada.

Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro.

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE

A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.   Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.

Como fazer a apresentação no EXAR?

1. Pessoalmente: no período de 9 a 16 de dezembro (de segunda a sexta-feira).
2. Pela Internet: 1º de dezembro do corrente ano a 31 de janeiro do ano seguinte, acessando os sites específicos da Força que o Reservista serviu.

A opção pela internet deve ser feita a partir dos seguintes sítios eletrônicos:

Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.mar.mil.br/exar

No caso do Exército e dos Reservistas da Aeronáutica, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br

Quem deverá realizar o EXAR ou EXARNET?

1. Oficiais e praças de carreira transferidos para a Reserva Remunerada;
2. Oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente;
3. Oficiais e praças temporários licenciados, portadores de Certificados de Dispensa de
Incorporação (CDI) classificados em "Situação Especial";
4. Reservistas de 1ª e 2ª Categorias, licenciados nos últimos cinco (05) anos; e
5. Aspirantes-a-oficial R/2 concludentes de OFOR licenciados nos últimos cinco anos.

(Fonte: https://www.defesa.gov.br/servico-militar/exercicio-de-apresentacao-da-reserva-exar)

SERVIÇO:

JUNTA DE SERVIÇO MILITAR (LUCÉLIA – SP)

Praça José Firpo, 121, centro

Horário de funcionamento: 08 às 14 horas