.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA



VISÃO GERAL

Em 1914 foi iniciado um trabalho de demarcação de terras na região oeste do estado de São Paulo, na qual está localizada Lucélia, onde foi concluído em 1918. Após a demarcação das terras, iniciou-se a colonização dessa região em 1927, onde se instalaram imigrantes, russos e eslavos em duas principais fazendas da região, Fazenda Baliza e Fazenda Santa Cecília.

Em 1929 foi construído o primeiro rancho, em um determinado local, que recebeu o nome de “Zona da Mata”, origem da atual cidade de Lucélia, com cerca de 12 casas, cemitério e algumas chácaras, quando a venda de lotes do novo povoado foi feita pela CAIC (Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização).

Já em 1939, o Doutor Mesquita fundou um vilarejo que recebeu o nome de Lucélia, formada pelas sílabas do nome do fundador, Luiz Ferraz de Mesquita, e sua esposa, Cecília Mendes de Mesquita. Que futuramente se deu a fundação de Lucélia, cujas terras pertenciam às comarcas de Araçatuba, Guararapes, Martinópolis, Tupã e Valparaíso. Em 1944 Lucélia foi elevada à categoria do Distrito de Paz, Município e Comarca, pelo Decreto-Lei Nº 14.334, de 30 de novembro de 1944.

O município de Lucélia está localizado na Região Turística Águas do Oeste no estado de São Paulo. Esta é composta por 21 municípios, sendo eles: Paulicéia, Panorama, Santa Mercedes, São João do Pau D’ Alho, Monte Castelo, Dracena, Pacaembu, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Tupi Paulista, Junqueirópolis, Irapuru, Flórida Paulista, Maríapolis, Pracinha, Salmourão, Osvaldo Cruz, Sagres e Lucélia.

A região esta localizada no Oeste do estado, tendo como Macrorregião Turística o Oeste Paulista. Além disso, esta conta com rios importantes como o Rio Paraná, cachoeiras e outras belezas naturais, pode-se acrescentar também os atrativos culturais da região, sendo estes festas religiosas, museus, e as tradições da própria comunidade local.

Sendo assim, como a região possui diversos atrativos e uma rica cultura, de acordo com o IBGE, o crescimento populacional da região vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Portanto, estes fatos contribuem para o desenvolvimento do Turismo na região e também para o município de Lucélia, que possui atrativos naturais e culturais, o que possibilita um aumento no fluxo de visitantes do próprio município e das cidades vizinhas que podem atuar como suporte, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:


PONTOS TURÍSTICOS

SALTO CARLOS BOTELHO


Salto Carlos Botelho

O Salto Carlos Botelho está localizado no rio Aguapeí, no perímetro rural de Lucélia-SP. É o principal atrativo do município, possui mais de cinquenta metros de extensão e cinco metros de altura, que atrai visitantes de diversas localidades devido a sua grande beleza cênica e seu alto potencial para pratica de diversas atividades de recreação. Além de ser muito utilizado para a atividade de pesca.

Obs.: Está sendo desenvolvido, pelo COMTUR e Diretoria de Meio Ambiente, um projeto para criação de um parque ecológico no local. Explorando o turismo: aventura, gastronômico, pesca esportiva, eco-turismo, lazer e entretenimento.


Visitação: Gratuíta

Endereço: Vicinal Pascoal Milton Lentini - Lucélia/SP

PESQUEIRO QUEIROZ


Pesqueiro Queiroz

Localizado no perímetro rural do município possui ampla área arborizada, conta com três tanques de peixe para pratica da pesca e um restaurante que comporta um grande número de visitantes. Local também utilizado para realização de eventos e confraternizações de famílias e empresas da cidade e região.


Visitação: Gratuíta

Endereço: Chacara Boa Vista - Lucélia/SP

Telefone: (18) 99709-3546

PESQUEIRO SANTA LÚCIA


Pesqueiro Santa Lúcia

Localizado no perímetro rural do município possui ampla área arborizada, conta com três tanques de peixe para pratica da pesca esportiva, grande variedade de porções e bebidas.


Visitação: Gratuíta

Horário de visitação: 9h às 21h

Endereço: Estrada Municipal Lucélia X Inúbia Paulista - Jardim Novo (Acesso também pela SP 294)

Telefone: (18) 99788-3096

MOSTEIRO DA DIVINA MISERICÓRDIA


Mosteiro da Divina Misericódia

Foi fundado em 05 de janeiro de 2009 pelo Pe. Vanderlei Gomes de Mendonça pertencente à Diocese de Marilia, no interior de SP. Depois de sete anos de ministério sacerdotal, iniciou com mais dois jovens esta fundação com a espiritualidade da Divina Misericórdia, baseada no Diário Espiritualidade de Santa Faustina Kowalska, santa polonesa.


Endereço: Vicinal João Lopes da Silva, Km 6 - Baliza, Lucélia/SP

Telefone: (18) 99723-1993

IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CLUNY


Irmão de São José de Cluny

Em 11 de maio de 1962 iniciou-se o noviciado com duas moças lucelienses, numa pequena casa cedida pelo pai das mesmas, o Sr. Raimundo Bezerra. No dia seguinte foi celebrada a missa no local por D. Hugo (Bispo Diocesano de Marilia). Em 20 de outubro de 1968, foi lançada a pedra fundamental pela madre geral (francesa) que se encontrava no Brasil em visita às irmãs.

O terreno foi doado pelo Dr. Luís Ferraz de Mesquita fundador e primeiro prefeito de Lucélia. No dia 2 de fevereiro de 1969, antes de iniciar a construção, um sacerdote salesiano, celebrou a primeira missa no local e benzeu o terreno. A partir dessa data, todos os domingos eram celebrados as missas e as irmãs marcavam presença em meio ao povo simples e amigo.


Endereço: R. Nemetala Audi, 870 - Vila Rancharia - Lucélia/SP

Telefone: (18) 3551-2052

ACERVO ARQUEOLÓGICO


Acervo Arqueológico

Na E.E. José Firpo está presente peças de fósseis de animais pré-históricos encontrados em expedições feitas pelos integrantes do grupo, nas cidades da região como Lucélia Adamantina e Flórida Paulista.

A maior quantidade de fósseis de animais pré-históricos de toda região oeste do estado de São Paulo, fica na EE José Firpo, na cidade de Lucélia, mais precisamente aos cuidados do Grupo de Ciências Carlos Luckesi, coordenado pelo professor Paulo Fiorato e que reúne alunos e ex-alunos da unidade de ensino de Lucélia.

A escola possui uma sala repleta de fósseis e outros objetos frutos de escavação e pesquisa do Grupo de Ciências Luckesi, que podem receber visitas monitoradas de alunos de outras unidades escolares de Lucélia e de outras cidades da região. O Grupo tem uma importante parceria como a Universidade Estadual Paulista (Campus de 31 Presidente Prudente FCT), a UNESP FCT, que presta apoio pedagógico e técnico ao grupo.

Na E.E. José Firpo encontram-se peças e fósseis de animais pré-históricos encontrados em expedições feitas pelos integrantes do grupo, nas cidades da região como Lucélia, Adamantina e Flórida Paulista. Mas há peças que vieram de longe como do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, fruto de doações que o grupo recebeu de pessoas que visam à importância do conhecimento cientifico e educacional.


Visitação: Mediante agendamento.

Endereço: Escola José Firpo - Av. Internacional, 1270 - Lucélia/SP

Telefone: (18) 99707-9175 (Prof. Paulo) - (18) 3551-1664

AEROCLUBE


Aeroclube

Na década de 60, o Aeroclube de Lucélia era o 3º do país em formação de pilotos. Neste período, o Aeroclube recebia jovens de diversas cidades do estado de São Paulo e também do Mato Grosso e Paraná que aprendiam a pilotar aviões de pequeno porte em Lucélia.

Neste período áureo, o Aeroclube foi destaque nacional, sendo fonte de inspiração para uma matéria jornalística na extinta Revista Realidade, da Editora Abril, que na época ao lado da Manchete eram as principais revistas do Brasil.

Na reportagem, é relatado que o Aeroclube de Lucélia apresentava na época o maior índice de aprovação do interior do Brasil, ficando na honrosa terceira colocação, atrás apenas do aeroclube e da escolinha de São Paulo. Lucélia recebia estudantes de várias localidades. 34 Esta fama de Lucélia possuir um dos melhores Aeroclubes do Brasil era pelo preço cobrado, barato para a época. O preço por hora aula era três a quatro vezes inferiores ao preço cobrado nas grandes cidades.

Era costume logo após realizar seu voo solo, o piloto ser recebido com festa, tendo suas roupas rasgadas e acabar tomando banho de 20 litros de óleo, ficando com o corpo coberto por uma espessa gosma de óleo queimado. A passeata seguia, do aeroporto até o centro de Lucélia.


Visitação: Mediante agendamento.

Endereço: Estrada Minicipal 040, km.2 - Lucélia/SP

Telefone: 18 99625-5760 (Dr. Rodrigo Fazan) / (18) 3551-1959

FUTEBOL MÉDIO


Futebol Médio

O futebol médio, foi idealizado em Lucélia no ano de 1966, e reconhecido como invenção da capital da amizade, conforme registro de títulos e documentos da Comarca de Lucélia, sob o n°185 de Livro B e, publicado no diário oficial do estado, em editoriais, na página 2, do dia 18 de março de 1978. Seus fundadores são: Hamilton Di Stefano e Paschoal Milton Lentini. Desta idealização, surgiu o esporte que hoje é praticado em todos os estados do Brasil.

Em pouco tempo o futebol médio ganhava ampla divulgação Regional dos Jornais e Revista “O Divulgador”, bem como da Rádio Bandeirantes de São Paulo, divulgado por todo país através da voz do ilustre radialista Fiori Gigliotti, que as quartas-feiras fazia uma resenha de toda a rodada do sábado e domingo do campeonato que realizava na cidade de Lucélia, fazendo com que as mais longínquas cidades do Brasil fossem atendidas nos seus pedidos de Regras do Futebol Médio.

A partir de 1967 já era uma febre em toda a região e até em outros Estados, começavam a procura pela prática do futebol médio, interessados nas regras oficiais, que através de comentários, se espalharam pela região se generalizando, tornando-se assim, regras oficiais que dominaram a maior parte do país.


Endereço: TCL - Rua Dorival Rodrigues de Barros, S/N (Ao lado do Ginásio de Esportes) - Lucélia/SP

IGREJA MATRIZ


Igreja Matriz

Os primeiros vestígios de Civilização Cristã em Lucélia datam de 1904 com frei Segismundo de Canazé, com a colaboração de outros frades capuchinhos que igualmente trabalham na missão ao lado dos índios coroados e xavantes. A primeira capela foi construída em 1935, pelos imigrantes alemães, sob a dominação Santo Antônio, no bairro Colônia Paulista. Em 1939 foi edificada uma capela de madeira na avenida principal de Lucélia.

Em janeiro de 1944, o então bispo de Cafelândia, Dom Henrique César Fernandes Mourão nomeou o Pe. Bernardo Reckers para desenvolver os trabalhos pastorais em Lucélia. Em janeiro de 1945 foi iniciada a construção da casa paroquial, em terreno do lado por Luís Ferraz de Mesquita.

O Pe. Bernardo já residia em Lucélia quando o Monsenhor Victor Mazzei, vigário capitular da Diocese de Cafelândia, publicou em 25 de maio de 1945 o decreto de fundação da Paróquia Sagrada Família e confiou a ele o posto de primeiro vigário da nova comunidade. Junho de 1946 foi lançado à primeira pedra para a construção da nova Matriz, que em virtude de um forte vendaval, desabou ainda em construção.

Em 28 de outubro de 1954, a Paróquia foi entregue à Congregação Salesiana e as atividades religiosas foram transferidas para a capela do ginásio salesiano. Em 25 de fevereiro de 1955, foi lançada a pedra fundamental para a construção da atual Igreja Matriz.


Endereço: Av. Brasil, 356 - Lucélia

PLANETA VERDE


Planeta Verde

Foi criado em 1987, com a construção de uma usina para a fabricação de açúcar mascavo orgânico, que até os dias atuais é uma das únicas empresas brasileiras a fabricar este tipo de produto, e com isso atrai muitos visitantes para conhecer sua propriedade e o produto comercializado. E cerca de 90% de sua produção é exportado para os continentes asiático e europeu.

Pioneira mundial na produção de açúcar orgânico


Visitação: Mediante a agendamento (escolas, universidades e empresas)

Endereço: Estrada Mil Alqueires - Fazenda Jacutinga C.P. 36 - Lucélia

Telefone: 18 3551-9043 / 3551-9040

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Lucélia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.